Não há nenhum ramo da matemática, por mais abstracto que seja, que não possa um dia ser aplicado a fenómenos do mundo real. Nicolai Lobachesky ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

As Equações

 Equações do 1º grau

 

A álgebra é o ramo da matemática que relaciona os números, as variáveis (incógnitas) e as operações. Na apresentação e resolução de alguns problemas recorre-se muitas das vezes a expressões algébricas, ou seja, a expressões onde figuram letras, a par de números e operações. À igualdade entre duas expressões algébricas chamamos equação.

As equações são estudadas há muitos séculos antes de Cristo. Elas apareceram para resolver problemas do dia-a-dia e/ou para desenvolver a argúcia e a inteligência de quem os propunha e de quem os tentava resolver.


As equações não tinham o aspecto que hoje em dia apresentam. A forma actual foi o resultado de muitos séculos de evolução dos símbolos matemáticos. Só no século XVIII, Viète e Descartes introduziram a notação simbólica.

 
Eis um exemplo de equações encontradas num Papiro de Rhind (1650 a. C.), copiado por um escriba egípcio de nome Ahmes a partir de um documento escrito 200 anos antes!








Exercício:

 

Pensa num número qualquer.


Calcula o dobro desse número.


Adiciona agora seis unidades.


Calcula metade do valor obtido.


Adiciona duas unidades.


Calcula a diferença entre o resultado obtido e o número pensado inicialmente.


O resultado final é cinco. Porquê ?


A justificação é dada com a ajuda das expressões algébricas.










Nenhum comentário:

Postar um comentário