Não há nenhum ramo da matemática, por mais abstracto que seja, que não possa um dia ser aplicado a fenómenos do mundo real. Nicolai Lobachesky ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Dominio e Contradomínio de uma FUNÇÃO

O domínio de uma função é sempre o próprio conjunto de partida, ou seja, D = A. Se um objecto x pertence a A estiver associado a um elemento y  que pertence a B, dizemos que y é a imagem de x (indica-se y = f (x) e lê-se “y é igual a f de x”).



Exemplo:
se f é uma função de IN em IN (isto significa que o domínio e o contradomínio são os números naturais) definida por y = x+2. Então temos que:

• A imagem de 1 através de f é 3, ou seja, f(1)=1+2=3;

• A imagem de 2 através de f é 4, ou seja, f(2)=2+2=4;



De modo geral, a imagem de x através de f é x+2, ou seja: f(x) = x+2.

Numa função f de A em B, os elementos de B que são imagens dos elementos de A através da aplicação de f  formam o contradomínio de f.

Observações:
• Como x e y têm seus valores variando nos conjuntos A e B, recebem o nome de variáveis.

• A variável x é chamada variável independente e a variável y, variável dependente, pois para obter o valor de y dependemos de um valor de x.

• Uma função fica definida quando são dados seu domínio (conjunto A), seu contradomínio (conjunto B) e a função de transformação  y=f(x).










Nenhum comentário:

Postar um comentário