Não há nenhum ramo da matemática, por mais abstracto que seja, que não possa um dia ser aplicado a fenómenos do mundo real. Nicolai Lobachesky ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

domingo, 14 de março de 2010

ESTATÍSTICA

A Estatística é um ramo da Matemática que tem por objectivo obter, organizar e analisar dados, determinar as correlações que apresentem, tirando delas suas consequências para descrição e explicação do que passou e previsão e organização do futuro.


População: Conjunto de seres com uma característica comum, sobre o qual incide um estudo estatístico.
Amostra: Parte representativa da população sobre a qual incide a observação.


Exemplos:
1- Quando vais ao supermercado comprar cerejas, antes de comprares, provas uma – estás a utilizar uma amostra e a concluir que, a partir do sabor de uma (amostra), qual o sabor de todas as cerejas (população).
2- Quando visitas uma cidade, contactando com alguns dos seus habitantes, e de regresso, afirmas que as pessoas daquela cidade têm determinados atributos (simpáticas, hospitaleiras,...), estás a atribuir à população da cidade as características de uma amostra (as pessoas com quem contactaste).


Podemos concluir que quer num exemplo quer noutro, fez-se uma sondagem (utilizou-se uma amostra) e a partir das características da amostra, identificaram-se as características da população.


Frequência absoluta: Número de vezes que um dado acontecimento é observado.



Frequência relativa:Quociente entre a frequência absoluta de um dado acontecimento e o número total de elementos do estudo.



NOTA: Para obter a Frequência Relativa em Percentagem basta multiplicar por 100 a Frequência Relativa


Estatística

Nenhum comentário:

Postar um comentário