Não há nenhum ramo da matemática, por mais abstracto que seja, que não possa um dia ser aplicado a fenómenos do mundo real. Nicolai Lobachesky ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Um pouco de história com Tales de Mileto e a semelhança de triângulos


Tales de Mileto, matemático e filósofo grego do século VI a.C., certa vez, apresentou-se ao Rei Amasis, do Egito, oferecendo-se para calcular a altura da pirâmide de Quéops, sem escalar o monumento. Nas proximidades da pirâmide, fincou uma estaca de madeira no solo.


Concluiu que, no momento em que o comprimento da sombra da pirâmide fosse igual ao comprimento da estaca, a altura da pirâmide seria igual ao comprimento da sombra da pirâmide mais metade da medida da base.



Qual foi o  raciocínio de Tales nas pirâmides?





O RACIOCÍNIO MATEMÁTICO DE TALES NA PIRÂMIDE foi o seguinte:



A pirâmide de Quéops, situada a dez milhas a Oeste do Cairo,  na planície de Gizéa 39 metros do vale do rio Nilo, foi construída a cerca de 2500 a.C.  Considerada uma das sete maravilhas domundo antigo, ela tem 146 m de altura. Sua base é um quadrado, cujos lados medem cerca de 230m.


Qual o CONCEITO MATEMÁTICO subjacente a este raciocínio?
“Se dois triângulos têm os ângulos respectivamente congruentes*, então seus lados são respectivamente proporcionais”





*Dizemos que dois ângulos são congruentes se, superpostos um sobre o outro, todos os seus elementos

coincidem.










Um comentário: